quarta-feira, 17 de agosto de 2011

infinite sadness




Melancolia é o tipo de filme do qual você sai pior do que entrou. Mas pelo menos um pouco mais consciente de não ser único a se sentir só, de não ser o único a questionar sem ter respostas. O pior é a pergunta "pra quê?". "Pra quê tomar banho?", "Pra que se casar?", "Pra quer tomar um vinho no deck?". Perguntas as quais Justine responde a todo momento com um arrogante: "pra nada, não serve pra nada. É irrelevante o que você faz, porque de qualquer forma tudo terá um fim e vamos morrer sozinhos", sozinhos no sentido de que morremos por nós mesmos, ninguém vai conosco.

Justine é por outro lado a mais corajosa e, também, a mais sábia. Como pensa a todo momento que tudo vai acabar independentemente se o Melancolia bater ou não na Terra, não teme por saber que não tem muito a perder. Encara o Melancolia com mais facilidade e até mesmo gozando de certo prazer em encará-lo.

Já Clair quer a todo momento o controle sobre todas as coisas, e secretamente inveja a irmã por sua melancolia corajosa e, ao mesmo tempo, sábia. Clair quer ter a falsa impressão de que pode melhorar a realidade, quer se sentir mais confortável e para isso segue rituais - rituais para ter mais beleza, felicidade, organização.

Triste concluo que meu comportamento recente está mais para Claire do que para Justine. Daí, as paranoias e a fobias.